São Silvestre – Curiosidades


Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home1/wcfperfor/public_html/wp-content/themes/betheme/functions/theme-functions.php on line 1184

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home1/wcfperfor/public_html/wp-content/themes/betheme/functions/theme-functions.php on line 1189

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home1/wcfperfor/public_html/wp-content/themes/betheme/functions/theme-functions.php on line 1184

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home1/wcfperfor/public_html/wp-content/themes/betheme/functions/theme-functions.php on line 1189

À poucos dias da maior corrida de rua do país, estamos nos preparativos finais para participar do evento. Teremos alunos que irão conhecer o evento pela primeira vez e outros já experientes na corrida. A turma abaixo estará presente... acompanhado por mais de 30.000 participantes pelas ruas e avenidas da capital paulista.

A corrida passou muitos anos sendo realizada no período noturno, em horário próximo da virada do ano, e no final dos anos 80 foi transferida para o período vespertino. A mudança para o período matutino deu-se em 2014 e foi uma alteração bem vinda, pois com cerca de 30.000 participantes ficaria inviável sua realização em outro horário.

Hoje sua distância é de 15km, mas passou muito tempo sendo realizada com percursos menores. Até 1990 seu trajeto se estendia por 12,6km e em 1991 se firmou em 15km, sendo oficialmente um evento do calendário da Federação Internacional de Atletismo.

Um ponto negativo nestas alterações do percurso foi a exclusão de lugares turísticos como o viaduto do Anhangabaú e do Largo São Francisco, locais de extrema importância histórica da cidade de São Paulo.

Na década de 90, ainda inexistente a era digital, não sabíamos os resultados oficiais instantaneamente. Estes, eram divulgados apenas no jornal impresso "Gazeta Esportiva"..., e como no dia 1º de janeiro é feriado, esta relação era sabida apenas no dia 2 de janeiro, e mesmo assim era publicada por partes. Por exemplo: no dia 01/01 divulgava-se do 1º ao 2000º lugares; no dia 03/01 do 2001º ao 4000º lugares; e assim por diante... Bem diferente dos dias atuais.

Até o início dos anos 2000 a São Silvestre realizava uma 2ª cerimônia de premiação aberta ao público no dia 1º de janeiro dentro do auditório da Fundação Cásper Líbero (local da chegada). Neste evento era novamente agraciado os vencedores da categoria geral, masculino e feminino, estendendo premiações aos 50 primeiros colocados, além dos vencedores das faixas por idade. Era recebido uma medalha diferenciada com impressão no verso indicando a colocação obtida. Uma pena esta cerimônia ter sido excluída, pois era um momento raro de contato do grande público com os grandes campeões.

Como sendo a maior corrida do país, a São Silvestre deveria ser o evento referência para as demais corridas do país, com boa organização e estrutura priorizando o participante. Com o aumento do número de inscritos dar-se a impressão que esta relação tornou-se secundária. Mas, é a São Silvestre: uma corrida que é "patrimônio esportivo" do Brasil; um sonho para muitos que buscam o esporte como melhoria na ascensão social; e um momento único para milhares, que vivenciam no último dia do ano uma atividade extremamente prazerosa pelas ruas da principal cidade do país, deixando para trás as dificuldades do ano que se finda e esperançoso com o ano que se inicia. Então, venha se emocionar na Corrida Internacional de São Silvestre.