Todos nós apresentamos um devido grau de "Performance Corporal" correspondente à condição física atual e incorporar algum exercício à rotina diária na busca por um melhor condicionamento é unanimidade entre os profissionais da saúde.
Independente de sua preferência esportiva (jogos coletivos, modalidades individuais ou atividades em academia, por exemplo), uma boa condição muscular e cardiopulmonar deve fazer parte dos objetivos dessas atividades, proporcionando uma melhora equilibrada e consistente da condição física, que aliada a hábitos de vida saudáveis como boa alimentação e repouso adequado, irá promover a diminuição do stress e ansiedade, diminuição e/ou controle do peso corporal e manter-se-á em equilíbrio durante muito tempo.
Para classificar o nível de condição física do nosso grupo, utilizamos como referência o AHA (American Heart Association) no qual é descrito em 5 categorias: Muito Fraca; Fraca; Regular; Boa; e Excelente.
Na última avaliação do condicionamento realizado em nossa turma, 12% deles se encontrava na condição "Regular", 70% na "Boa" condição física e 18% na "Excelência" da condição, sem nenhum percentual na condição "Fraca" ou "Muito Fraca", indicando que o planejamento dos diversos tipos de treinos (aeróbicos, anaeróbicos, coordenativos e de força específica), estão sendo bem executados.
Há 3 anos na WCF PERFORMANCE, Érica Mariano (foto acima) é uma das "excelências" na condição física, com um VO² máximo acima de 50ml/kg/min.